Reflexão

REFLEXÃO FINAL

By 05/09/2019 novembro 7th, 2019 No Comments

REFLEXÃO FINAL
Missão no Pantanal

Ver, Conhecer, Preservar, Compartilhar

1. O Pantanal Matogrossense, no Brasil, é um imenso e magnífico tesouro da natureza. Aqui, a natureza esbanjou beleza impactante.
Não é uma beleza estática. O Pantanal transmuda-se. Em cada estação do ano, tem duas grandes fases: o tempo das cheias (o tempo das águas) (Novembro a Abril) e o tempo da vazante (Maio a Julho e Agosto a Outubro).

2. O tempo da procriação das aves grandes, no Pantanal, tem duas épocas imprecisas: as aves escuras nidificam no final do tempo das cheias, em Abril e Maio (no Outono), no tempo das cheias; as aves claras/brancas, nidificam na Primavera: Agosto e Setembro, no tempo da estiagem.
O tempo da procriação das aves no Pantanal é um dos grandes espetáculos da terra. O Pantanal se excede, em magnitude e beleza.

3. É necessário garantir a preservação deste imenso oásis da natureza, rico em vida e beleza.
É preciso garantir também a sua sustentabilidade, sem prejuízos à vida e à natureza, antes, com vantagens.
Devemos insistir:
O mundo, a humanidade precisa saber preservar e cultivar a vida e o equilíbrio sustentável entre o desenvolvimento científico e tecnológico e as forças vitais da natureza. A humanidade precisa cultivar os “valores” que a enobrecem.
Os humanos precisam recuperar a lucidez; precisam aprender o princípio da alteridade, para vencer o egoísmo e a insensibilidade, a indiferença ante a desigualdade de oportunidades e a ausência de dignidade.
Todo o desequilíbrio da natureza põe em risco a vida e a saúde da humanidade.
O Pantanal é um espaço de vida exuberante e belo. Saibamos preservá-lo e cultivá-lo, para as novas gerações, para a posteridade.
Insisto que a humanidade, em todas as suas manifestações, precisa de mais vida, de mais poesia, precisa mais do Deus generoso, força vital e imprescindível da humanidade. Do Deus que é o protótipo do bem, da verdade, da beleza e do amor.
Não é possível perambular pelo Pantanal, sem pensar em Deus, o Criador de toda a beleza.

4. No Pantanal Monumental, entre outras coisas, criamos algumas marcas preciosas:
– As 7 Maravilhas Naturais do Pantanal.
– As 10 Aves mais Destacadas do Pantanal.
– O conceito de Sinfonia da Alvorada.
– O conceito do Quinteto Alado, composto por cinco aves cantoras: Seriema, Tachã, Aracuã, Curicaca e Carão.
– O conceito da Apoteose dos Ninhais.
– O esplendor da Primavera: Ipê amarelo, Ipê cor-de-rosa.
Estes são conceitos que nos ajudam a apreciar, com mais cuidado e foco, as belezas do Pantanal.
O Pantanal pode ser um estímulo a saber apreciar a natureza que nos rodeia, nos meios urbanos, a vencer nossa insensibilidade.

 

Leave a Reply