Destaques

NINHAIS DO PANTANAL

By 03/09/2019 novembro 7th, 2019 No Comments

As épocas de reprodução, no Pantanal, apresentam-se como um espetáculo magnífico e inesquecível.
Há duas épocas básicas de reprodução das aves do Pantanal.
Simplificando, com certa relatividade, diríamos:

Na época de Outono (Maio-Junho) nidificam as aves escuras. Na época da Primavera (Setembro-Outubro), nidificam as aves brancas.
Certamente, somente algumas aves, mais sociáveis, de grande porte, compartilham o espaço dos grandes Ninhais da Primavera no Pantanal.
A maioria das aves continua a fazer os seus ninhos em locais isolados. Algumas aves, como o sabiá, até demarcam o próprio território…
Os Ninhais do Pantanal são algo espetacular, digno de nota.
As ciconiformes, aqui, como na Europa, fazem os seus ninhos próximos, em grupos. As cegonhas têm o hábito de agruparem seus ninhos.
No Alentejo, em Portugal, não é difícil encontrar, próximo à rodovia, até uma dúzia de ninhos de cegonha, enormes, numa mesma árvore.
No entanto, no Pantanal, as dimensões são incomparáveis, monumentais. Há grandes árvores, com até mais de 100 grandes ninhos, cheios de filhotes, em extensões que atingem mais de 01 KM de extensão, em muitas árvores.
Situam-se à beira de lagos ou nas margens do Rio Paraguai e de outros.
Quase diria que os Ninhais da Primavera, no Pantanal, são um dos grandes espetáculos da natureza. Por isto, aqui, apresento os Ninhais do Pantanal como uma das 7 Maravilhas Naturais do Pantanal.

Leave a Reply