Esboços

Conflitos no Reino Animal

By 07/11/2019 No Comments

– Uma rixa entre Araras-

Em determinado momento de nosso percurso, no Pantanal, enquanto observava um casal de Araras-Azuis, nos ramos de uma árvore, vi que, de repente, começou uma luta renhida entre ambas.
Uma bicava a outra, com ferocidade; davam bicadas e patadas uma na outra.
Enquanto uma parecia tentar derrubar a outra, as duas lutavam e tentavam se agarrar aos ramos.
Foi uma peleja acirrada, que durou mais de cinco minutos. Terminou quando uma desistiu e voou para longe. A outra a acompanhou… E a paz voltou…
Pude então observar que, mesmo entre os animais de aparência mais pacífica, há discórdias. Como não têm palavras, imagino que uma não desdenha da outra; nisto levam vantagem aos humanos que, além de serem agressivos, são sádicos e até sórdidos…
A peleja entre as araras também poderia ser uma simples brincadeira entre irmãos, como ocorre entre irmãos da mais tenra idade, principalmente entre caninos e entre felinos; na brincadeira, os irmãos aprendem técnicas de convivência, de ataque e de defesa.
Enfim, a peleja, entre irmãos e amigos de tenra idade é quase um aprendizado das regras de bem viver, da “cidadania” ativa e participativa.
No Pantanal convivemos com a natureza autêntica, sem retoque.
Embora já sofra a intervenção humana há quase 300 anos, ainda é um mundo selvagem, apesar dos predadores de precária visão ecológica.

Leave a Reply