Destaques

AS SETE MARAVILHAS DO PANTANAL

By 02/09/2019 novembro 7th, 2019 No Comments

O Pantanal precisa ser contado entre as Sete Maravilhas Naturais do Brasil. Ele o merece, sem favor. Só não está lá porque o povo do país o desconhece. Não se ama o que não se conhece. Então vamos conhecê-lo, amá-lo e admirá-lo. Este espaço, Pantanal Monumental, quer ajudar a sanar este descuido, ajudando a divulgar suas belezas. Damos aqui as 7 Maravilhas Naturais do Pantanal, para o seu deleite e encanto. Penso que o Pantanal deixa o mundo mais belo e mais feliz. Escolhemos conjuntos articulados e não indivíduos. Dentre muitas alternativas, fiz a seleção que me pareceu mais justa. Isto não impede que outros façam outras escolhas. É questão de vivência, de opinião e de olhar… A relação que proponho e exponho, está em ordem aleatória. Posto isto, vamos às Sete Maravilhas do Pantanal:

1.Esplendor do Por do sol

O Esplendor do Por do Sol, espelhado nos lagos, entre palmeiras e bandos de aves que passam.

2. Ninhais da Primavera

Os Ninhais da Primavera, no Pantanal, em torno aos rios e lagos.

3. Canto da alvorada

O canto da madrugada e do Por do Sol, das sentinelas do Pantanal: Seriema, Aracuã, Tachã, Curicaca, e Carão. O canto da madrugada ecoa firme e sonoro, em todo o Pantanal, de norte a sul, e também no Cerrado. Uma extraordinária, imensa e fantástica orquestração. Do tamanho do Pantanal… É o Canto da Alvorada Pantaneira.

ARACUÃ

CURICACA

CARÃO

TACHÃO

4. Revoada de Aves

A Revoada de Aves, nos alagados, principalmente as ciconiformes: Tuiuiú, Garça, Colhereiro, Curicaca, Cabeça-Seca, Maguari, etc. Pousadas, subindo ou descendo, dão sempre um espetáculo admirável…

 

5.Esplendor da Primavera

O Esplendor da Primavera, marcado pelos ipês amarelos floridos, orquestrado com outras árvores. Destaca-se também o jacarandá paulista, florido com lilás.

6. Desfile das Araras

As Araras-azuis desfilando pelos ares, aos pares ou em bandos, pelos céus do Pantanal, com os bandos de Araras-Vermelhas e Araras-Canindé.

7. Os Grandes Peixes

O espetáculo dos grandes, belos e garbosos peixes dos rios do Pantanal; destacamos o Pacu, o Tambaqui e o Dourado, entre outros. Ajude-nos a divulgar e a preservar toda esta beleza, com que a natureza brindou o Brasil e a Humanidade. Veja também as “Dez Aves mais Garbosas”. Aí pensamos indivíduos diferenciados. O Pantanal foi declarado pela UNESCO, “Patrimônio Natural da Humanidade”.

Ajude-nos a divulgar e a preservar toda esta beleza, com que a natureza brindou o Brasil e a Humanidade.

As palmeiras do Pantanal também mereciam estar entre as Sete Maravilhas.

Veja também as “Dez Aves mais Garbosas”. Aí pensamos indivíduos diferenciados.

O Pantanal foi declarado pela UNESCO, “Patrimônio Natural da Humanidade”.

Visite o nosso álbum completo de fotos do Pantanal no Flickr. Clique aqui  https://www.flickr.com/photos/119018091@N02/sets

Leave a Reply